"Nação Fast Food", lançado em 2006, é baseado em um livro homônimo, disponível em português, que mostra um outro lado das cadeias de fast food, em especial quando há um grande poder econômico envolvido. É o caso da rede Big One, nome fictício de uma rede de lanchonetes que passa a ter sua imagem ameaçada quando a carne utilizada em seus hambúrgueres está contaminada. Enquanto um executivo investiga o fornecimento de carne, o filme mostra a força de trabalho contratada pelos frigoríficos, composta (no filme) por mexicanos ilegais.
O filme conta uma história, mas é na verdade um documentário. O espectador é então levado a conhecer um matadouro, com cenas reais da matança e esquartejamento (haveria outra palavra?) dos bovinos. É impressionante.
No livro, o leitor conhece como as relações comerciais foram modificadas nos Estados Unidos, com o imperialismo das grandes redes dominando o comércio com os fornecedores (de batatas, por exemplo).
As comidas rápidas eram e são criticadas pela qualidade de seu produto. Com esse filme, serão criticadas também pela ética de seus negócios.


Nenhum comentário:
Postar um comentário