domingo, 14 de outubro de 2007

Tropa de Elite é sintomático


Tropa de Elite é mais um filme brasileiro que permite ao público, espectador e ao mesmo tempo agente da trama na vida real, aproximar-se da atual situação social de nossos morros, favelas e guetos.

Essa intrincada rede que produz mais violência e morte é tecida por toda a sociedade. Miséria, corrupção, vício e indiferença contribuem para o desgaste e falência das instituições e das relações sociais e econômicas.

O filme denuncia, sem deter-se no assunto, a responsabiliade dos usuários de drogas no patrocínio do tráfico, algo que eles não conseguiriam ver "do apartamento da Zona Sul". Verdade, porém, eles mesmos, como usuários de drogas, merecem socorro pela fuga a que se entregam.

Caso todos os usuários de drogas simplesmente deixassem o vício, ainda teríamos o gravíssimo problema da miséria, que pressionam os jovens da favela para o tráfico e pressionam os policiais a "encontrar um jeito" para a sobrevivência além de seus soldos.

No início do filme, há uma citação do psicólogo social Stanley Milgran, que afirmou que o comportamento das pessoas não é determinado pelo caráter, e sim pelas circunstâncias em que ela se encontra.

Durante a cena do "treinamento prático" dos novos integrantes do Bope, como classificar o conflito, senão como guerra?

Enfim, Tropa de Elite revela os sintomas de uma sociedade enferma. Se o filme é previsível, ou se não há espaço para reflexão, ou ainda se o filme tenta justificar a vingança contra o crime, isso fica a cargo de cada espectador. Se nós vamos entender a mensagem de que a miséria, que é a origem do crime, é responsabilidade de todos nós, isso também depende de cada um.

Um comentário:

  1. Com muita tristeza vemos as pessoas saindo dos cinemas considerando o Capitão Nascimento um herói... Ainda não aprendemos que a melhor "arma" contra a violência é o Amor. E o Cristo nos trouxe esta mensagem há 2 mil anos...

    Gostaria que as pessoas saíssem em novembro dos cinemas, após a exibição de "Bezerra de Menezes - o Médico dos Pobres", com disposição semelhante: 'Poxa, este Bezerra foi um herói'.

    João Paulo
    Grupo Espírita Fraternidade Irmã Celina

    ResponderExcluir