segunda-feira, 10 de março de 2008

"Nação Fast Food" incomoda

Fast food, do inglês comida rápida, é um conceito de alimentação que é hoje modelo de muito sucesso econômico em quase todo o mundo. Curioso, porém, apesar do sucesso, é a fama sempre negativa que as cadeias de comida rápida ganharam desde seu surgimento, acusadas de contribuir para a obesidade e outras doenças relacionadas à má alimentação. Entre elas está o McDonald's, que em 2004 foi tema do filme "Super Size Me" (Eu Tamanho Super, em tradução livre, em referência ao tamanho super size dos lanches disponível nos Estados Unidos). Durante 30 dias, o idealizador do documentário, Morgan Spurlock, alimenta-se somente no McDonald's, para demonstrar o que ocorre no organismo com essa alimentação. Sim, ele fica imprestável.

"Nação Fast Food", lançado em 2006, é baseado em um livro homônimo, disponível em português, que mostra um outro lado das cadeias de fast food, em especial quando há um grande poder econômico envolvido. É o caso da rede Big One, nome fictício de uma rede de lanchonetes que passa a ter sua imagem ameaçada quando a carne utilizada em seus hambúrgueres está contaminada. Enquanto um executivo investiga o fornecimento de carne, o filme mostra a força de trabalho contratada pelos frigoríficos, composta (no filme) por mexicanos ilegais.

O filme conta uma história, mas é na verdade um documentário. O espectador é então levado a conhecer um matadouro, com cenas reais da matança e esquartejamento (haveria outra palavra?) dos bovinos. É impressionante.

No livro, o leitor conhece como as relações comerciais foram modificadas nos Estados Unidos, com o imperialismo das grandes redes dominando o comércio com os fornecedores (de batatas, por exemplo).

As comidas rápidas eram e são criticadas pela qualidade de seu produto. Com esse filme, serão criticadas também pela ética de seus negócios.








Nenhum comentário:

Postar um comentário