quarta-feira, 20 de junho de 2007

A história do Espiritismo em exposição em São Paulo

"De Kardec aos nossos dias", uma das maiores exposições já levadas a público sobre o Espiritismo.

Uma das principais atrações do tão esperado evento em comemoração aos 150 anos do Espiritismo foi, certamente, a exposição realizada pelo Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo - o CCDPE.

Segundo Marcelo Stanczyk, diretor adjunto de eventos, foram expostas 180 pranchas e 430 ilustrações, que apresentavam história de 100 personalidades de espiritismo, 48 delas dedicadas a Eurípedes Barsanulfo. Outras permitiram que o público tivesse contato com documentos históricos, como as certidões de nascimento de Allan Kardec e Léon Denis.

Ou mesmo com fotos, por exemplo da igreja em que Kardec foi batizado, de fenômenos de materialização, da coleção de chapéus de Chico Xavier e de sua casa em São Leopoldo-MG.

A exposição teve como base mostras anteriormente apresentadas, porém enriquecida com novas pesquisas e documentos, com a paartipação dos pesquisadores, Emília Coutinho e Marcelo Stanczyk. A maior parte do acervo com que conta o CCDPE foi reunida a partir da inicitiva do historiador Eduardo Carvalho Monteiro, desencarnado em dezembro de 2005, que mantinha em sua casa uma coleção de livros, gravações, fotografias e documentos históricos relacionados à historia do Espiritismo.

Hoje, são 30 mil obras espíritas e espiritualistas, 10 mil fotos de personalidades espíritas, documentos históricos, depoimentos, fitas, vídeos, revistas e jornais raros sendo catalogados por voluntários.

O material hoje está reunido na sede do Centro de Cultura, onde são oferecidos cursos e seminários. A ampliação do acervo depende de doações e de empréstimos de material para digitalização com o objetivo de promover a centralização de materiais que reconstróem a história do Espiritismo, para que tanto o público espírita quanto o não espírita tenha acesso permanente ao acervo.

Fonte: Correio Fraterno (Maio e Junho de 2007).

Nenhum comentário:

Postar um comentário